Programa Bilíngue

Little Friend

Importância do Ensino Bilíngue

A aprendizagem de um novo idioma para crianças da Educação Infantil quando inserida de forma natural, sem cobranças das estruturais formais, mostram um melhor desenvolvimento nas diversas áreas do conhecimento (cognitivo, social, emocional e físico), amplia a bagagem comunicativa, além de estimular a concentração e a organização, ampliar o repertório cultural no aprendizado de novas culturas e tradições e despertar a criatividade do indivíduo. Pensando nessa realidade e no desenvolvimento integral dos alunos a CPBeducacional organizou um material que atende as características do ensino bilíngue oferecendo o aprendizado da língua inglesa partindo do mesmo currículo em língua portuguesa. O material parte de situações do cotidiano das crianças de modo que elas possam vivenciá-las nos dois idiomas ampliando as experiências, conceitos e vocabulários aprendidos. A proposta permite um aprendizado lúdico onde a escola, pais e alunos poderão se envolver em uma experiência comunicativa interativa.

Estrutura do Material

A coleção Little Friend atende a Educação Infantil com as seguintes especificidades (para cada ano):

    • 2 apostilas semestrais
    • Manual do professor (volume anual impresso)
    • Caixa organizadora
    • Portal com conteúdos extras

São 186 aulas sugestivas por ano, sendo:

    • 80 aulas com registro no livro
    • 80 aulas lúdicas (planos de aula sugeridos no material do professor)
    • 20 aulas para revisão (ao final de cada semestre)
    • 6 aulas sugestivas para o uso dos paradidáticos (1,2,3…Story Time)
    • Contém adesivos e recortes
    • Áudios

Metodologia

CLIL (Content and Language Integrated Learning)

O que é CLIL? É a aprendizagem integrada de uma língua estrangeira e dos conteúdos disciplinares curriculares. Aprende-se a pensar em uma língua estrangeira utilizando-a na comunicação a partir de tópicos de aprendizagem de forma a simular situações reais de uso da língua, por meio vivências, jogos e brincadeiras diversas.

Segundo Coyle (2005), a metodologia CLI segue os seguintes princípios de aplicação:

  • Conteúdo (por meio da língua) – aprende-se a língua estrangeira por meio do conteúdo de forma a propiciar uma aprendizagem natural e ativa. O enfoque na aprendizagem da língua não está nas estruturas da gramática, mas em contextos reais do uso da língua.
  • Comunicação – ênfase na aprendizagem linguística para comunicação e uso imediato da língua (resolução de tarefas e exposição de ideias).
  • Cognição – estimula o pensar na língua estrangeira enriquecendo a compreensão de novos conceitos.
  • Cultura – o aprendizado de uma nova língua permite o conhecimento de novas culturas que podem ser usados para contrastar a própria língua (nativa).

Coyle, D. (2005). Developing CLIL: Towards a theory of practice, APAC Monographs, 6, 5-29 .

Conheça a coleção

Manual do Professor

O manual do professor traz informações didático-metodológicas para melhor aproveitamento do material. As aulas são práticas e dinâmicas com indicações dos principais objetivos a serem alcançados, bem como os recursos a serem utilizados de modo a proporcionar o aprendizado da língua de forma lúdica e interativa.

Volume 2

Volume 1

l

Livro do aluno

O material do aluno é composto por dois livros semestrais com atividades diversificadas relacionadas as unidades temáticas trabalhadas em cada volume. São 10 atividades para cada unidade trabalhada durante o ano. No verso de cada atividade são apresentados os objetivos a serem alcançados com a realização da mesma. O material apresenta áudios, adesivos e recortes que auxiliarão no aprendizado.

Volume 2

Volume 1

milhões de exemplares

anos no Brasil

anos no mercado

mil estudantes

Informações

CASA PUBLICADORA BRASILEIRA

Rod. SP 127 Km 106 Guardinhas 18270-000 – Tatui, SP, Brasil

ATENDIMENTO

0800 11 27 10 Segunda a quinta – 8h às 17h30 Sexta – 8h às 12h (exclusivo para pessoas jurídicas)